Juízes 7.1-21
Nossa meditação de hoje visa levar a Igreja perto daquilo que o Senhor quer que sejamos.
Não temos a intenção de admoestar ninguém aqui, mas de levá-los a experimentar mais de Deus
A história de Gideão e o povo de Israel se assemelha à igreja dos dias de hoje.
Nitidamente há três grupos de pessoas na igreja
Quando falo de igreja, estou falando de todos aqueles que vão buscar a presença de Deus, independente de sua denominação.
E há então três grupos de pessoas: os covardes, os desatentos e os valentes.
E o objetivo desta mensagem é tirar todos os ouvintes dos dois primeiros grupos (covardes e desatentos) e levar para o grupo dos valentes.
Porque entre os valentes é que você vai se sentir integrante no reino de Deus.
Não sei se você já sentiu, em algum momento de sua vida, que vir à casa do Senhor não faz muito sentido.
Fará sentido se você se colocar entre os valentes.
Boa coisa é estar entre os valentes.
Miséria é estar entre os covardes.
Vamos então ao primeiro grupo, os covardes: Vs. 2 e 3 → E o SENHOR disse a Gideão: “Você tem gente demais, para eu entregar Midiã nas suas mãos. A fim de que Israel não se orgulhe contra mim, dizendo que a sua própria força o libertou, anuncie, pois, ao povo que todo aquele que estiver tremendo de medo poderá ir embora do monte Gileade”. Então vinte e dois mil homens partiram, e ficaram apenas dez mil.
A primeira característica deste texto é que Deus não trabalha com multidões, Ele não trabalha com quem faz as coisas por obrigação.
Havia 32.000 pessoas, das quais 22.000 estavam ali por obrigação. Não estavam porque amavam a Deus, ou a nação de Israel, mas estavam ali porque era obrigação deles.
Deus descartou esta maioria logo de cara.
Ele quer pessoas dispostas e corajosas. Olha o que Ele fala acerca dos covardes: “Mas os covardes, os incrédulos, os depravados, os assassinos, os que cometem imoralidade sexual, os que praticam feitiçaria, os idólatras e todos os mentirosos — o lugar deles será no lago de fogo que arde com enxofre. Esta é a segunda morte” (Ap. 21.8).
Sabem porque? Porque é ruim trabalhar com covarde, ele puxa para trás, tem medo, desanima a turma, diz que as coisas não vão dar certo, é pessimista, está sempre cansado e dá no pé nas horas mais impróprias da batalha, quando o líder está precisando dele.
Os doze espias de Moisés são um exemplo típico disto: olha o que dez covardes disseram: Vimos também os gigantes, os descendentes de Enaque, diante de quem parecíamos gafanhotos, a nós e a eles. (Nm. 13.33)
Nos dias de hoje, também há covardes no meio da igreja, mas quero te convidar a proferir agora estas palavras: “eu rejeito a covardia”.
O segundo grupo de nossa meditação é o dos desatentos: Vs. 4-6 → Mas o SENHOR tornou a dizer a Gideão: “Ainda há gente demais. Desça com eles à beira d’água, e eu separarei os que ficarão com você. Se eu disser: Este irá com você, ele irá; mas, se eu disser: Este não irá com você, ele não irá”. Assim Gideão levou os homens à beira d’água, e o SENHOR lhe disse: “Separe os que beberem a água lambendo-a como faz o cachorro, daqueles que se ajoelharem para beber”. O número dos que lamberam a água levando-a com as mãos à boca foi de trezentos homens. Todos os demais se ajoelharam para beber.
Este grupo é constituído por pessoas que se dispuseram a ir para a luta, mas estão desatentos, não estão vigilantes e continuamente são enganados pelo diabo e caem em pecado ou em tentação.
Também são um grupo grande nos dias de hoje.
Tenho uma palavra pra você que se identifica entre estas pessoas: Deus quer te usar, mude seu modo de viver.
Num determinado momento Deus fala com você e você se convence que precisa mudar de vida, mas então vem as circunstâncias e você volta ao que era antes. Deus não pode usar você assim.
Jesus não pode usar os discípulos enquanto eles não estavam despertos: Jesus então, voltou aos seus discípulos e os encontrou dormindo. “Simão”, disse ele a Pedro, “você está dormindo? Não pôde vigiar nem por uma hora? Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca.” (Mc. 14.37-38)
Mais uma vez eu digo: Deus tem uma vontade enorme de usar você, mas se você tem uma vida cristã de altos e baixo, Ele não vai poder fazer isto.
Quem estuda um pouco sabe que existem vários tipos de crentes, os que se encaixam aqui são o crente celular, o crente bule e o crente funeral
Então meu convite para você hoje é o de deixar o grupo dos desatentos.
Porque o desatento não enxerga o que precisa ser feito, não se dá conta das coisas que estão acontecendo ao redor e perde a bênção por isto
Repita comigo: “Não serei mais um desatento, serei vigilante.
O terceiro grupo é o mais especial, é o grupo dos valentes: v. 7 → O SENHOR disse a Gideão: “Com os trezentos homens que lamberam a água livrarei vocês e entregarei os midianitas nas suas mãos. Mande para casa todos os outros homens”.
Deus quer que você faça parte deste grupo
Este é o mais especial.
É aquele que conhece mais a Deus e é conhecido por Ele.
É a nata, a elite, a fina flor, a menina dos olhos de Deus.
Não são muitos, são poucos, mas são suficientes.
Quando Deus escreveu à Igreja de Sardes, no Apocalipse, Ele falou a respeito de pessoas neste grupo especial: “No entanto, você tem aí em Sardes uns poucos que não contaminaram as suas vestes. Eles andarão comigo, vestidos de branco, pois são dignos”. (Ap. 3.4)
Deus não precisa de multidões, Ele se alegra naqueles que são dEle e fazem a sua vontade. Ele não é um megalomaníaco que precisa de fãs para sustentar seu ego. Ele é Deus e está acima de todas estas coisas.
Mateus 22.14 diz: “Pois muitos são chamados, mas poucos são escolhidos”.
Quero te desafiar hoje a fazer um propósito com Deus, quero te desafiar a ser um de seus valentes.
Deus quer te desafiar a deixar de lado todo o medo de que não vai ser capaz, toda a insegurança, toda a timidez, todo o desânimo, todo o pecado, toda a reclamação e murmuração e faça parte da Elite.
Seja um valente do Senhor.
Não será na nossa força que venceremos, mas na dEle, então não temos o que temer.
Deus derrotou os midianitas com jarros e com trombetas.
Imagina a vergonha para aquele exército, ser derrotados com jarros de barro.
Deus vai envergonhar os teus inimigos.
Aqueles que se levantam contra você saberão que você tem um Deus, se você se dispuser.
Pule fora do grupo dos covardes, pule fora do grupo dos desatentos, salte para o grupo dos valentes, pois ainda tem vaga.
Você vai experimentar coisas que você nunca imaginou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário