domingo, 3 de agosto de 2008

A QUEM ESTAMOS IMITANDO?


Sede meus imitadores, como também eu o sou de Cristo. (1 Coríntios 11:1)

Gostaria de começar o culto de hoje perguntando: o que ou quem estamos imitando?

- Quero dizer também que imitar é um princípio bíblico.
- Paulo escreve este texto antes de escrever sobre autoridade
- Querendo expressar alguns princípios: filhos – pais – Jesus Cristo – Deus
- E este texto até parece estar deslocado aqui
- Mas quero lhes dizer uma coisa: Paulo não era perfeito em tudo
- E explicar-lhes uma verdade que aprendi nos últimos dias: na verdade, é como se Paulo estivesse falando: sejam meus imitadores quando eu sou de Cristo
- Paulo está dizendo: olhem para a minha vida naquilo que estou fazendo como Jesus.
Sigam o meu exemplo
Se estou fazendo como Jesus faria, então olhem para mim

- Paulo sabia das suas limitações
- Sabia que não era infalível
- Sabia de seus erros

A quem nós estamos imitando?
A quem nossas crianças estão imitando?

Satanás, inimigo de nossas almas quer desviar o nosso foco
Na verdade ele quer que a gente olhe para outras coisas

- tem muitos olhando para novelas, imitando os artistas
- tem crianças imitando a Xuxa
- tem crente imitando muita porcaria

Deus nos conhece e nos deixa esta palavra para nos orientar: sejamos imitadores de Cristo
- satanás quer nos enganar.
- Um general nazista disse uma vez: “repita uma mentira muitas vezes e ela se torna verdade”

- E então o mundo usa:
Adultério é uma coisa comum. É normal casar e separar.
E repete isto constantemente na televisão.
Homossexualismo é comum. Pessoas do mesmo sexo devem se casar.
- Quero dizer uma coisa. Não é normal. A Bíblia diz que Deus fez o homem para a mulher e a mulher para o homem.
- Deus abomina o divórcio
- Adultério é pecado
- Não deixe estas coisas entrarem dentro da sua casa
- Não deixe a maldição entrar em seu lar

- Deus nos conhece intimamente
- Ele sabe que aprendemos por imitação e satanás também descobriu isto
- Tudo o que aprendemos é por imitação
- É dizendo: “olha o jeito que eu faço e você pode fazer também”.
- Na verdade ninguém nasce sabendo

- Jesus disse: “eu lhes dei o exemplo para que, como eu fiz vocês façam também” (João 13:15)

- E segue dizendo: “o servo não é maior que seu Senhor” (Mt. 10:24)

- Como povo de Deus temos deixado algumas coisas de lado e precisamos retoma-las:
- O amor (Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros – Rm. 12:10)
- A comunhão (e perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações - Atos dos Apóstolos 2:42)
- O testemunho (Contudo não deixou de dar testemunho de si mesmo, fazendo o bem, dando-vos chuvas do céu e estações frutíferas, enchendo-vos de mantimento, e de alegria os vossos corações – At. 14:17)

Devemos ser imitadores de Cristo e não do mundo

Jesus orou ao Pai dizendo: Eu lhes dei a tua palavra; e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo. Não rogo que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno. (João 17:14-15)
- Não somos deste mundo e portando não devemos imita-lo
Nas suas bebedeiras, seus costumes, seus vícios, suas prostituições, seus adultérios
Não quero dizer com isto que alguém aqui é assim, mas não deixe estas coisas entrarem em sua casa
Quando entrares na terra que o Senhor teu Deus te dá, não aprenderás a fazer conforme as abominações daqueles povos (Deuteronômio 18:9)

Purifiquem a mente: Chegai-vos para Deus, e ele se chegará para vós. Limpai as mãos, pecadores; e, vós de espírito vacilante, purificai os corações. (Tiago 4:8)

Pensem naquilo que é de Deus: Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. (Filipenses 4:8)

Vamos dar lugar a Jesus Cristo em nossos corações, em nossa casa, em nossa vida.

Nenhum comentário: