13Irmãos, não queremos que vocês sejam ignorantes quanto aos que dormem, para que não se entristeçam como os outros que não têm esperança. 14Se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, cremos também que Deus trará, mediante Jesus e com ele, aqueles que nele dormiram. 15Dizemos a vocês, pela palavra do Senhor, que nós, os que estivermos vivos, os que ficarmos até a vinda do Senhor, certamente não precederemos os que dormem. 16Pois, dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. 17Depois nós, os que estivermos vivos seremos arrebatados com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares. E assim estaremos com o Senhor para sempre. 18Consolem-se uns aos outros com essas palavras. (I Tes. 4.13-18)
- Somos pessoas chamadas a fazer a diferença.
- Não somos melhores do que ninguém, mas há em nós a presença de Deus que faz a diferença. O Espírito do Deus Vivo, Todo poderoso está em nós.
- As pessoas devem olhar para nós e ver a diferença e isto não irá acontecer por mero esforço nosso, mas sim pelo Espírito santo de Deus que em nós habita. O Apóstolo Pedro chega a no exortar quando diz: Antes, santifiquem Cristo como Senhor em seu coração. Estejam sempre preparados para responder a qualquer pessoa que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês. (I Pe 3.15).
- O que é a esperança? O dicionário Aurélio nos traz a seguinte explicação: Ato de esperar o que se deseja. Expectativa, espera. Fé, confiança em conseguir o que se deseja. Aquilo que se espera ou deseja.
O Apóstolo Paulo, em Romanos 5, nos traz uma expressão melhor: Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus. E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, E a paciência a experiência, e a experiência a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.
- Porque lhes trago esta mensagem no dia de hoje?
- Porque hoje é um bom dia para relembrarmos que temos esperança em Cristo Jesus, que breve virá buscar a sua Igreja e então devemos nos consolar com isto. (I Tes. 4.18)
- Existem horas amados, em que temos, mais do que nunca relembrar que nossa vida vai muito além daquilo que experimentamos na terra e que tudo o que estamos fazendo aqui, o fazemos para a eternidade, para uma vida sem fim ao lado de Cristo e daqueles que já partiram também e que o que fazemos nesta terra, estamos fazendo para a eternidade.
- Jesus Cristo virá, em breve buscar a sua Igreja. Consolemo-nos uns aos outros com estas palavras.
- Há uma ilustração bastante interessante acerca da esperança: Conta-se que, num lugar, havia quatro velas, todas bem acesas. Porém, a primeira, chamada Paz, disse para as outras: “Apesar da minha luz, as pessoas não conseguem me manter acesa. Acho que vou me apagar. E, lentamente, foi diminuindo, até apagar-se. A segunda vela, chamada Fé, disse: “Infelizmente, sou muito supérflua. As pessoas não querem saber de Deus. Não tem mais sentido permanecer acesa”. Ao terminar de falar, um vento passou lentamente, e a apagou. A terceira, chamada Amor, disse: “Não tenho forças para continuar acesa. As pessoas me deixam de lado, e não percebem o peso disto.Se esquecem até daqueles que estão perto e as amam”. E sem esperar, se apagou… De repente, entrou uma criança, e viu as três velas apagadas. - O que é isto? Vocês deviam queimar e estar acesas até o fim”! E, dizendo isto, começou a chorar. A quarta vela, então, falou: “Não tenha medo, menino. Enquanto eu ainda tiver fogo, podemos acender as outras velas. Eu sou a esperança”! Então, o menino pegou a quarta vela e começou a acender todas as outras. A estória termina, conclamando: Não deixemos que a esperança se apague em nós.
- Queridos, enquanto a esperança dos homens sem Cristo é a última que morre, naqueles que já tem a Cristo como seu Senhor e Salvador, ela nunca morre. Ela está viva em nós.
- Em alguns momentos de lutas e dificuldades, parece que vai se extinguir, mas a esperança de uma nova vida com Cristo permanece viva em nós. É por isso que vivemos. É por isso que cremos. É por isso que temos Jesus como o melhor em nós. O Apóstolo Pedro diz que Deus “nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança que jamais poderá perecer, macular-se ou perder o seu valor. Herança guardada nos céus para vocês”.
- Enquanto tivermos esperança em Cristo, temos a certeza de que seremos redimidos.
- E a Palavra de Deus nos diz que as aflições deste tempo presente não podem ser comparadas com a glória que nos espera nos céus (Rm 8.18).
- O dia de hoje é um dia especial para relembrarmos mais uma vez que não vivemos para este mundo, que trabalhamos para viver e não que vivemos para trabalhar, que pessoas são mais importantes que coisas, que amigos são mais importantes que negócios, que aquilo que ajuntamos na terra ficará na terra quando partirmos e que aquilo que fizermos para a eternidade, irá para a eternidade conosco e acima de tudo, que nossa vida na terra é muito breve, é quase como se fosse um pequeno ponto diante de uma linha.
- É urgente que os cristãos comecem a se dar conta de que Cristo está às portas.
- O relógio já está quase na meia noite.
- A noiva do Senhor será levada.
- Nossa esperança não é como uma vela, como na estória, que pode apagar-se, mas é personificada em Cristo, que jamais se apagará, jamais falhará, jamais morrerá!
- Independente das circunstâncias, continuemos esperando em Jesus. Renovem-se nossas forças nEle. O profeta Habacuque disse: Mesmo não florescendo a figueira, e não havendo uvas nas videiras, mesmo falhando a safra de azeitonas, não havendo produção de alimento nas lavouras, nem ovelhas no curral nem bois nos estábulos, ainda assim eu exultarei no SENHOR e me alegrarei no Deus da minha salvação. O SENHOR, o Soberano, é a minha força; ele faz os meus pés como os do cervo; faz-me andar em lugares altos. (Hb. 3.17-19)
- Igreja amada, hoje o Senhor tem para nós uma palavra de encorajamento. Creio que, apesar de nossas falhas e erros, o Senhor, ao olhar para nós desde os céus, se alegra em nós.
- Ele mesmo, o Senhor, está nos constituindo Igreja amada dEle, que irá subir para junto dEle.
- E será maravilhoso ouvir do Senhor: “Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que lhes foi preparado desde a criação do mundo” (Mt. 25.34)
- Se você tem alguma dúvida a respeito de sua salvação, hoje é um momento especial para arrancá-la de seu coração.
- Deus quer te dar esperança. Esperança na Bíblia, diferentemente do mundo, não é algo provável (provavelmente você será salvo) mas algo certo uma certeza (com certeza você será salvo).
- Como podemos ter certeza da salvação? Você já recebeu a Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador? Já se arrependeu de seus pecados? Tem a Cristo e sua obra como seu propósito de vida? Então não há o que temer, você já é um cidadão dos céus. Você já está morto para este mundo e a morte física será só uma passagem para a eternidade. Não importa se às vezes você erra, pois a Bíblia nos diz que se pecarmos temos um advogado (intercessor) junto ao Pai, Jesus Cristo (1ª João 2.1).
- Quem tem a Cristo tem a vida eterna (Pois sabemos que, tendo sido ressuscitado dos mortos, Cristo não pode morrer outra vez: a morte não tem mais domínio sobre ele. Rm. 6.9)
- Se você não tem a Cristo ou não tem certeza da sua salvação, hoje é um bom dia, pois a Bíblia nos diz que todos quantos receberam a Jesus são feitos Filhos de Deus (Jo. 1.12).
- E Deus não mente. Não é algo que está só na nossa mente, está também em nosso coração.
- Tendo a Jesus, o diabo não irá deixar de te acusar, mas você terá uma esperança, uma certeza.
- Todo o ser humano precisa desta esperança.
- O vazio do homem tem o tamanho de Deus.
- Eu estou aguardando a volta de Jesus com uma esperança viva. Vou estar com Ele para sempre.
Ei de ver meu Redentor,
Redimido junto dEle eu ei de estar!
Ei de ver meu salvador,
Os sinais dos cravos ei de contemplar