domingo, 4 de setembro de 2011

PÁTRIA AMADA, BRASIL!

Uma das coisas que me chamava muito a atenção no início de minha conversão era o amor que os cristãos genuínos nutriam pela sua pátria. Me chamou muito a atenção, por exemplo, que o Hino Nacional Brasileiro, junto com outros hinos pátrios, estivesse incluído entre os hinos do Cantor Cristão Batista.

Hoje, me parece, vivemos dias diferentes. Infelizmente muitos cidadãos brasileiros e aqui estão incluídos os crentes, confundem a corrupção e o engano contido na política brasileira com o amor à Pátria. Nosso amado Brasil não são os homens corruptos em sua maioria, localizados dentro do Congresso nacional.

Um cristão verdadeiro deve nutrir um profundo sentimento de amor pela Pátria. A Bíblia constantemente nos exorta a isto, especialmente quando nos instrui a orarmos pela nossa nação e até mesmo pelas nossas autoridades (1ª Timóteo 2.2), mesmo que não aprovemos tudo o que elas fazem.

Como cristão não podemos viver nossas vidas como se não tivéssemos responsabilidades para com nossa pátria. Na verdade, estamos distantes de experimentar a verdadeira liberdade da qual tanto se fala quando dizemos que somos um país livre. Uma parcela significativa de brasileiros ainda continua presa na ignorância, com um sistema de educação precário e obsoleto. Em cidades maiores as pessoas são reféns do medo diante da escalada da violência que se configura, com perda de muitas vidas inocentes. As autoridades constituídas muitas vezes com nossos votos são movidas pela corrupção e por uma ganância e querem, muitas vezes fazer de sua responsabilidade política uma desculpa para enriquecerem de forma ilícita, o que deixa uma população desiludida e desesperançada. Dizem que o Brasil é livre, mas espiritualmente não o é, pois a pretensa religiosidade de nosso povo oprime. Temos ainda uma fatia grande de igrejas que estão debaixo do jugo de líderes sem escrúpulos que fazem do púlpito uma máquina de fazer dinheiro, às custas da ingenuidade de um povo sofrido.

Quando se pensa nisto fica a pergunta: O que se pode fazer? É preciso uma mudança que ocorra de dentro para fora, não faz sentido mudar estruturas sem mudar o coração. A corrupção dentro de nosso país não está somente nos governos, mas inicia num povo que vende o voto, que suborna autoridades, que vive do jeitinho, que conta vantagem do engano, que cola nas salas de aula (dizem até quem não cola não sai da escola) e outras tantas mazelas. Para quem já é fiel, resta orar pela nossa nação, mas além disso, a Palavra de Deus nos dá uma alternativa quando diz: ”quem está em Cristo, é nova criatura”. Se tivermos uma nação cheia de pessoas assim, certamente nosso Brasil será muito diferente. Quanto mais pessoas forem cristãs fiéis, mais nossa nação será abençoada. Os cristãos são chamados a fazer a diferença, a terem mãos limpas e um coração puro, a não serem enganadores e nem corruptos, a fazerem a diferença em um mundo de trevas.

domingo, 3 de julho de 2011

ALGUNS SEGREDOS PARA SER VITORIOSO

Salmo 1: Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores; 2antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e noite. 3Pois será como a árvore plantada junto às correntes de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cuja folha não cai; e tudo quanto fizer prosperará. 4Não são assim os ímpios, mas são semelhantes à moinha que o vento espalha. 5Pelo que os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos; 6porque o Senhor conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios conduz à ruína.





- Quero começar nossa meditação de hoje declarando a vitória de Deus sobre sua vida.

- E creio que o Senhor está ministrando alguns segredos da parte dEle para que sejamos vitoriosos

- Porque Deus é bom, e quer o melhor para nós

- Ele quer que sejamos vitoriosos sempre

- Porque se nós sendo homens como somos, desejamos dar o melhor para os filhos, quanto mais nosso Pai celestial

- Então eu repito, o que Deus preparou para nós é vitória, Ele mesmo diz: Pois eu bem sei os planos que estou projetando para vós, diz o Senhor; planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança. (Jer. 29.11)

- Mas para que desfrutemos desta vitória é necessário, é fundamental que observemos alguns aspectos

- Porque o diabo, nosso inimigo não quer que sejamos vitoriosos.

- Todos nós temos anseios de sermos vitoriosos em alguma área de nossa vida, seja financeira ou material, familiar, espiritual, nos relacionamentos.

- Então vamos juntos meditar



Segredo Nº 1: Não andar segundo o conselho dos ímpios - Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios (Sl 1.1a)

- Queridos irmãos, os ímpios não tem bons conselhos para crentes

- A visão deles é outra

- Eles tem uma visão natural das coisas, quando nós deveríamos ter uma visão sobrenatural.

- Paulo disse: Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente (I Co. 2.14)

- Então queridos, quando falamos para um ímpio de jejuar, ele não entende, quando falamos de dizimar, ele acha loucura, quando falamos de ir à igreja, nos chama de fanáticos.

- Porque o ímpio não entende. Deixem-me abrir um parêntesis aqui: Como você tem entendido as coisas espirituais?

- Então não vamos buscar conselho de ímpios para nossa vida que deve ser santa.

- Vamos buscar em primeiro lugar no Senhor. Se você realmente precisar, converse com um irmão de fé, que conheça a sua visão, que pense como você pensa - Amós 3.3 até diz: Acaso andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?



Segredo Nº 2. Não ser infiel nos relacionamentos

- Gostaria de iniciar com a fidelidade no relacionamento conjugal

O mundo apregoa que se não der certo separa.

Mas a Bíblia diz: até que a morte os separe

Certamente a Bíblia faz uma concessão com relação ao divórcio

A infidelidade (Mt. 5.32), confirmado em Ml. 2.16: Pois eu detesto o divórcio, diz o Senhor Deus de Israel, e aquele que cobre de violência o seu vestido; portanto cuidai de vós mesmos, diz o Senhor dos exércitos; e não sejais infiéis.

Mas o mundo diz que o amor acaba, quando a Bíblia que o verdadeiro amor jamais acaba, que ele tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta (I Co. 13.7-8)

O mundo confunde amor com paixão.

A paixão passa rapidamente, mas o amor vai aumentando constantemente.

A paixão é egoísta, o amor é altruísta.

E tem crente pedindo conselho para ímpio na área do relacionamento conjugal. Como é que a gente poderia pedir conselhos a alguém que não conhece o verdadeiro amor.

- Mas para sermos vitoriosos devemos ser fiéis em nossos relacionamentos com os familiares.

- Os filhos com os pais: Honra a teu pai e a tua mãe, como o SENHOR teu Deus te ordenou, para que se prolonguem os teus dias, e para que te vá bem na terra que te dá o SENHOR teu Deus. Deuteronômio 5:16.



3º Segredo: Ter o círculo de amizades no meio cristão

- A Palavra de Deus nos fala que a boca relata aquilo que está cheio o coração, mas o texto que lemos no início de nossa meditação nos diz que é bem-aventurado aquele que não se assenta na roda dos escarnecedores.

- Procuremos nossas amizades no meio cristão, pessoas que falem palavras boas, sem piadas de baixo calão.

- O mundo fala do que lhe é próprio – a boca fala aquilo que está no coração, por isso a boca do justo fala a sabedoria; a sua língua fala do juízo - Salmos 37:30.

- Os ímpios escarnecem das coisas de Deus. Você já percebeu como é difícil falar de Jesus no meio de um bando de incrédulos?

- A palavra escarnecer também quer dizer zombar. Para o ímpio não há nenhum problema em zombar das coisas de Deus.

- A Bíblia diz em Sl. 144.8 que sua boca fala vaidade, e cuja mão direita é a destra da falsidade.

- Quando nos achegarmos a alguém do mundo que seja para evangelizar, para testemunhar das grandezas do nosso Deus.

- Para fazer o Senhor conhecido.

- Que o mundo possa ver em nós a diferença, porque A minha boca falará a sabedoria, e a meditação do meu coração será de entendimento. (Sl. 49.3) – Aleluia!



4º Segredo: Ser fiel na área financeira

- Este ponto tem muito a ver com ser vitorioso na vida material.

Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores; antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e noite. Pois será como a árvore plantada junto às correntes de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cuja folha não cai; e tudo quanto fizer prosperará.

- O segredo da prosperidade é fazer o que está neste salmo

- Não andar segundo o conselho dos ímpios. - Conselho de ímpios é para o mal

- Não se deter no caminho dos pecadores - Romanos 5.12 diz que o pecado conduz à morte - Ora, quem está na morte não pode, não tem como ser próspero (pode até ser aos olhos do mundo, mas não aos seu próprios e nem aos de Deus).

- Não se assentar na roda dos escarnecedores

- Meditar na lei do Senhor.

Não sei se vocês sabem, mas este salmo tem uma revelação gradual

Se a pessoa ouve o conselho de ímpios, brevemente ela já estará no mesmo caminhos dos pecadores e posteriormente estará escarnecendo das coisas de Deus

Deus quer te fazer vitorioso – (Repita isto comigo) – Deus quer me fazer bem sucedido.

Sabem, tem uma coisa que o mundo escarnece o tempo inteiro, mas que é uma chave para a prosperidade

É a questão dos dízimos.

Todos vocês sabem muito bem que quando nós ministramos estudos sobre batismo, falamos e enfatizamos esta questão.

Mas as palavras do mundo são: vai dar 10 % pro pastor. E os 10 %?

Outros dizem: pequenas igrejas grandes negócios.

Mas a Bíblia diz: Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas alçadas. Vós sois amaldiçoados com a maldição; porque a mim me roubais, sim, vós, esta nação toda. Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós tal bênção, que dela vos advenha a maior abastança. Também por amor de vós reprovarei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; nem a vossa vide no campo lançará o seu fruto antes do tempo, diz o Senhor dos exércitos. E todas as nações vos chamarão bem-aventurados; porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o Senhor dos Exércitos. (Malaquias 3.8-12)

Queridos irmãos, eu não preciso do dinheiro dos irmãos, Deus também não precisa, mas quero lhes ensinar esta palavra para que sejam prósperos.

Quando deixamos de ser fiéis no Senhor, o diabo passa a ter autoridade sobre a vida financeira.

Não adianta orar, jejuar, espernear, pedir fogo do céu. A única forma possível me sendo fiel.

O Senhor diz que Ele mesmo repreenderá o devorador se eu for fiel.

Irmãos, não tenho dúvidas que se continuarmos sendo fiéis, Deus nos tornará o povo mais próspero desta cidade.



5º Segredo: Buscar constantemente o Senhor

- O Salmo 1 fala de um relacionamento com Deus. Não é a toa que é o primeiro e que também fala das bem-aventuranças.

- Bem-aventurado significa “mais que feliz”.

- Devemos fazer tudo o que eu falei anteriormente, mas nossa vitória será concreta e definitiva nos céus.

- E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração. Jeremias 29:13



Para concluir:

- Deus tem prazer em nos fazer vitoriosos

- E o salmo 1 nos dá a chave para isto

- Meditar na Lei do Senhor é uma chave. Se você fizer isto o conselho dos ímpios será nulo para você, mas é vocÊ quem estará aconselhando.


domingo, 26 de junho de 2011

TRÊS CARACTERÍSTICAS DE UMA IGREJA PENTECOSTAL

Atos 2



Introdução

O verdadeiro Pentecostes precisa de fato ser entendido.

Os escritos de Atos, capítulo 2 nos mostram claramente como uma Igreja deve ser

A igreja de atos 2 é o sonho de qualquer igreja nos dias de hoje.

Há características indispensáveis que fizeram da igreja de atos 2 uma igreja edificada nas promessas de Deus para a vida de seu povo.

O texto sagrado nos revela algumas características indispensáveis na edificação de uma igreja que honra o Senhor.



A primeira característica é que a Igreja deve ser cheia do poder de DEUS. v.2 a 4

- Precisamos urgentemente ser uma igreja que demonstra o poder de Deus

- O Senhor deseja uma Igreja virtuosa, que seja de bom testemunho para a sociedade, que viva aquilo que prega, que seja fiel aos seus princípios e à Palavra de Deus.

- Mas o Senhor também anseia que sejamos uma Igreja de Poder.

- Sabem, desfrutar do poder é algo interessante porque todos desejam ser poderosos.

- Mas com Cristo isto é diferente, para se ter poder é necessário primeiro ser humilde (Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará. Tiago 4:10).

- E desfrutar deste poder também envolve certa preparação, há um preço a pagar. No capítulo anterior vemos que os discípulos estavam perseverando unânimes em oração: Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria mãe de Jesus, e com seus irmãos. Atos 1:14.

- A Bíblia não diz quanto tempo eles perseveraram, mas eles ficaram lá, até que se cumpriu a promessa de Cristo sobre a vida deles: De repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados (...) E todos ficaram cheios do Espírito Santo.

- A promessa de Cristo estava em Atos dos Apóstolos 1:8  Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós;

- E esta promessa tinha um objetivo: “e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra”.

- Deus não vai te revestir de poder para nada, você tem que estar disposto a fazer alguma coisa com o poder que receber.

- A promessa feita para os apóstolos também foi feita para mim e para você. Aquilo que Deus prometeu Ele vai cumprir.

- Mas é interessante que a promessa de enchimento do Espírito Santo é uma promessa condicional: Para os discípulos primeiro Jesus disse: Ficai em Jerusalém até que do alto sejais revestidos de Poder (Lucas 29:49). Mais tarde Jesus diz: até os confins da terra.

- A promessa condicional aqui é o preparo, a busca.

- Muitas vezes queremos fazer a obra de Deus sem estar preparados.

- Fica até a pergunta: mas irmão, Jesus está voltando, temos que ir depressa.

- Busque o poder, queira o poder, sua vida vai mudar.

- Uma das maiores estratégias do inimigo nos dias de hoje é dizer que aquele revestimento não é para os dias de hoje.

- Mas é, temos que estar preparados para fazer a obra de Cristo com poder.

- Jesus disse: Porventura não errais vós em razão de não saberdes as Escrituras nem o poder de Deus? Marcos 12:24

- Há uma relação muito íntima, muito estreita entre as escrituras e o poder de Deus.

- E o diabo vai querer cansar você, fazer você desistir do poder, fazer você pensar que não dá, que o poder de Deus é algo muito distante.

- Porque ele sabe que se você desistir do poder de Deus vai ser um crente fraco, medíocre, que dificilmente vai levar uma alma a Cristo algum dia.



A segunda Característica é que a Igreja deve anunciar as boas novas de salvação

- É importante que a gente entenda perfeitamente o que ocorreu em Atos 2.

- Logo após ter recebido a unção do alto o revestimento de poder, um homem de pouca instrução, pescador, que havia negado Jesus por três vezes levanta-se e faz um discurso

- Ele começa a citar as escrituras, de maneira especial o profeta Joel, depois Isaías e por aí vai, levando aquelas pessoas a entenderem um verdade fundamental: a de que estavam perdidas. Diante disto elas mesmo perguntam: O que devemos fazer?

Atos 2.38: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para o perdão de vossos pecados; e recebereis o dom Espírito Santo.

- Muitas vezes eu mesmo tive o entendimento de que Pedro havia se levantado sozinho, mas isto não é verdadeiro, o versículo 14 diz que Pedro, com os outros 11 se levantaram.

- Temos que estar unidos para ganhar o mundo perdido para Cristo. Meu anseio é que muitos se levantem comigo para proclamar as boas novas de Cristo, Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido. ( Lucas 19:10), Ele veio para pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do Senhor (Lucas 4:19).



A terceira característica da Igreja pentecostal é que ele é uma igreja que persevera no ensino, orações e na comunhão cristã - Atos 2.42,47

- Se tem algo que os cristãos dos dias de hoje tem sido bem pouco, este algo é a perseverança.

- Vivemos em dias de emergência, de rapidez, de pressa, de imediatismo, e se as coisas não acontecerem com a urgência que nós gostaríamos, já começa a “dar nervoso”.

- Mas o tem de Deus não é o nosso tempo. Eclesiastes 3.1 diz que tudo tem seu tempo determinado e enquanto as coisas não acontecem como gostaríamos, é tempo de perseverar.

- O Senhor recompensa os perseverantes.

- A perseverança e um atributo da paciência e a paciência é uma virtude.

- O salmista diz em Salmos 40:1 - Esperei com paciência no Senhor e Ele se inclinou para mim e ouviu a minha voz.

- Romanos 12:12 também nos aconselha: Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração.

- Existem muitos falsos pentecostais, só de oba-oba, mas eu tenho certeza que nós queremos ser verdadeiros e por isto é fundamental perseverar.

domingo, 8 de maio de 2011

UM CORAÇÃO QUE FAZ A DIFERENÇA

Igreja Linha Lambedor - Caxambu do Sul

I Sm. 1:10-16 à Ela, pois, com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou muito, 11e fez um voto, dizendo: ó Senhor dos exércitos! se deveras atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas lhe deres um filho varão, ao Senhor o darei por todos os dias da sua vida, e pela sua cabeça não passará navalha. 12Continuando ela a orar perante e Senhor, Eli observou a sua boca; 13porquanto Ana falava no seu coração; só se moviam os seus lábios, e não se ouvia a sua voz; pelo que Eli a teve por embriagada, 14e lhe disse: Até quando estarás tu embriagada? Aparta de ti o teu vinho. 15Mas Ana respondeu: Não, Senhor meu, eu sou uma mulher atribulada de espírito; não bebi vinho nem bebida forte, porém derramei a minha alma perante o Senhor. 16Não tenhas, pois, a tua serva por filha de Belial; porque da multidão dos meus cuidados e do meu desgosto tenho falado até agora.

- Esta história que acabamos de ler é muito mais complexa que isto
- A lermos a palavra de Deus, vemos aqui a história de uma mãe que, por 24 anos clamou diante do Senhor por uma resposta, que recebeu no 25º ano.
- Muitas vezes pensamos que Deus está demorando, mas Ele está no tempo certo dEle.
- Ele certamente poderia ter respondido à oração de Ana logo no início quando ela começou a orar.
- Depois de uns três anos orando, talvez Ana achasse que já era suficiente, mas a resposta ainda não tinha vindo.
- Passaram-se dez anos e nada, quinze anos e nada.
- Já eram 20 anos de oração todos os anos no Templo do Senhor.
- Até que 25 anos depois, Ana finalmente consegue derramar seu coração diante de Deus.
- Da sua boca já não saíam palavras, mas gemidos.
- Ela finalmente toca o coração de Deus.
- Ela finalmente faz o que era certo: se deveras atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas lhe deres um filho varão, ao Senhor o darei por todos os dias da sua vida.
- Pensamos tantas vezes que Deus se demora, mas se Ele tivesse respondido logo a oração de Ana, tudo o que ela teria tido seria apenas mais um filho, não seria Samuel.
- Uma coisa que pouca gente entende aqui, é que Deus mudou a história e a tradição por causa de um coração de uma mãe disposto a entregar o filho ao Senhor.
- Mudou a tradição quando foi Samuel que sucedeu a Eli e não seus filhos Ofni e Finéias.
- Quando nós vamos à Palavra de Deus, vemos que o normal, o correto perante olhos humanos seria que os filhos de Eli o sucedessem no sacerdócio.
- Mas no plano de Deus não estava previsto que homens sem honra servissem ao Senhor: Portanto, diz o Senhor Deus de Israel: Na verdade eu tinha dito que a tua casa e a casa de teu pai andariam diante de mim perpetuamente. Mas agora o Senhor diz: Longe de mim tal coisa, porque honrarei aos que me honram, mas os que me desprezam serão desprezados. (I Sm. 2:30)
- Queridos irmãos, uma coisa que todos precisamos entender é que Deus honra aqueles que são íntegros na sua presença.
- A partir de uma mãe disposta a entregar seu Filho a Deus, o Senhor mudou a história de um povo e a nossa.
- Por causa do pecado do povo, a Bíblia nos mostra que Deus não falava mais com eles (I Sm. 3.1).
- Mas no capítulo 3 de I Samuel nós vemos que esta história muda. Israel finalmente tem profeta novamente.
- Irmãos, que a partir de hoje possamos dizer: Cunha Porã tem profeta novamente.
- Com uma mãe disposta a dar seu filho ao Senhor, moveu-se o coração de Deus, mudou-se a tradição e a história de toda a humanidade.
- Qual é a mãe que não gostaria que seu filho fosse um agente de mudança para a humanidade?
- Isto porém, tem um preço a ser pago.
- O preço foi entregar para o Senhor.
- Mas o preço alto tem uma grande recompensa, e esta recompensa foi a de ver seu filho se teronar alguém importante para os homens e para Deus.
- Em I Sm 2.26 está escrito: “Mas o jovem Samuel crescia em estatura e no favor do SENHOR e dos homens”.
Essas palavras nos mostram um contraste com os versos anteriores: o contraste entre os filhos de Eli e o jovem Samuel.
- Ao contrário dos filhos de Eli que desprezavam o SENHOR e por isso Deus desejava matá-los, o jovem Samuel ministrava ao SENHOR e crescia em estatura e favor com Deus e com os homens. Ele crescia não apenas fisicamente, mas também em sabedoria e graça para exercer fielmente o seu ofício.
- Ele crescia no favor do SENHOR, ou seja, o SENHOR era com ele e, desde cedo já estava preparando-o para ser um grande profeta e sacerdote em Israel. Em I Sm. 3.19 lemos: “Crescia Samuel, e o SENHOR era com ele, e nenhuma de todas as suas palavras deixou cair em terra”.
- À medida que ia crescendo, Deus confirmava o seu chamado ao manifestar-lhe a Sua Palavra para profetizar em Israel. Sendo assim, Samuel também crescia no favor dos homens.
- O povo estava reconhecendo que Samuel era o homem escolhido por Deus para servir como profeta e sacerdote (I Sm. 3.20). Enquanto os filhos de Eli fizeram o povo desprezar o SENHOR, Samuel era um sinal para o povo de que o Senhor queria restaurá-los e trazê-los de volta à comunhão com ele mesmo.
- Samuel era aquele de quem Deus havia dito a  Eli: “Suscitarei para mim um sacerdote fiel, que procederá segundo o que tenho no coração e na mente…” (I Sm. 2.35).
- Em seu ministério, Samuel chamou o povo ao arrependimento, sacrificou em favor de Israel, fez o que Deus queria que ele fizesse como sacerdote e profeta.
- Por que falo isto sobre Samuel numa pregação de Dia das mães? Porque a Palavra de Deus nos fala que a “Coroa dos velhos são os filhos dos filhos; e a glória dos filhos são seus pais” (Pv. 17.6).
- E aqui agora fica uma palavra de admoestação às mães (e aos pais): Você cria seu filho de acordo com os princípios da Palavra de Deus? Se você assim o faz, não há dúvida de que eles serão bênção para você e para aqueles que estão ao redor deles.
- E uma palavra a toda a Igreja: Deus nunca tarda e nunca chega cedo demais, Ele sempre vem no tempo certo.
- O que eu pensava, enquanto estava preparando esta mensagem é que muitas mulheres, entes e depois de Ana pediram um filho e receberam do Senhor.
- Para muitas parece, aos olhos humanos, que Deus demorou demais, mas quando veio foi uma bênção: Sara esperou 90 anos por Ismael, Rebeca esperou um tempão por José, Isabel teve João Batista com mais de 50 anos, e todos eles foram uma bênção.
- Mas muitas mulheres, que não consagraram seus filhos ao Senhor, foram esquecidas.
- Deus faz todas as coisas de maneira correta. O tempo dEle é perfeito. Não sei o que você tem pedido ou o que você tem passado, como você tem derramado seu coração diante do Senhor, mas posso te assegurar uma coisa, não não rejeita um coração que se derrama diante dEle.
- A Bíblia diz em Salmos 51.17: O sacrifício aceitável a Deus é o espírito quebrantado; ao coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.
- Muitas orações não são respondidas porque não vem de um coração contrito. Quer ver sua oração respondida, derrame-se diante de Deus e você alcançará. Tenha um coração que faz a diferença.
- Porque assim diz o Alto e o Excelso, que habita na eternidade e cujo nome é santo: Num alto e santo lugar habito, e também com o contrito e humilde de espírito, para vivificar o espírito dos humildes, e para vivificar o coração dos contritos. (Is. 57:15)
- Deus pode mudar a história por sua causa.

domingo, 10 de abril de 2011

CLAMAR A CRISTO COM CERTEZA DE VITÉRIA

Pr. Vilson orando pelos obreiros de Cunha Porã

Jeremias 33.3 à ...invoca-me, e te responderei, revelando-te grandes coisas misteriosas que ignoras.  (Bíblia católica)
Clama a mim, e responder-te-ei e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes, que não sabes. (ARC 1995)
Invoca-me, e te responderei; anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes. (ARA)

- Nosso Deus não é qualquer um
- É digno de toda a honra, toda a glória e todo o louvor.
- Também é todo poderoso à quando Ele falou com Abrão, para lhe fazer iniciar a jornada que daria origem a um grande povo Ele disse: “Eu sou o Deus Todo-Poderoso, anda em minha presença e sê perfeito” (Gn 17.1b).
- Sobre isto queremos meditar nesta noite, sobre clamar a Cristo com certeza de vitória.
- E gostaria de começar dizendo que um dos primeiros intentos do diabo é mentir sobre a palavra de Deus.
- Já em Gn. 3.4 a serpente disse para a mulher: “Certamente não morrereis”, quando o Senhor havia dito que morreriam.
- E continua dizendo isto até os dias de hoje.
- Sei disso, porque às vezes ministramos algo às pessoas, mas elas fazem o oposto.
- Vem um pensamento mais ou menos no seguinte sentido: eles são muito radicais.
- Normalmente, um dos primeiros sinais de enfraquecimento na fé é a dúvida com relação à Palavra de Deus.
- Ou então ignorar aquilo que Deus disse.
- Queridos irmãos, isto é grave porque a Palavra diz que “tudo o que o homem semear, isto também ceifará” (Gl 6.7)
- Então, quando vem uma palavra dizendo que a pessoa é uma vencedora, ela começa a duvidar, porque já se enredou tanto em armadilhas armadas pelo capeta que parece que sua vida é de derrotas.
- No mundo vemos muito isso.
- A pessoa vai à missa e depois ao baile. Tem gente que até gosta dos crentes, mas depois cai na gandaia.
- Mas Deus quer mudar a história de quem quiser se voltar para Ele.
- Ele diz nesta noite; clama a mim.
- Deus quer reascender nossa fé nesta noite como uma certeza de vitória.
- Ele quer ter um relacionamento pessoal contigo.
- Ele ofereceu seu próprio sangue como sinal desta aliança.
- Para ter comunhão.
- Para ter intimidade.
- Ele, o Deus Todo poderoso visto no início deste Culto está só esperando você clamar.
- Está esperando abrir seu coração e dizer: “Pode falar, Senhor, teu servo ouve.
- O desejo do Senhor é que sejamos obedientes, andando em seus caminhos porque estes caminhos são os melhores.
- Ele é poderoso pra fazer qualquer coisa. Não há nada que Ele não possa fazer.
- Basta clamar. Buscar a sua presença.
- Mas não duvide. Repito: NÃO DUVIDE.
- Deus não opera em meio à dúvida.
- Hebreus 11.6 diz que “... sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam”.
- Quando falo isto, muitas pessoas podem até pensar: Mas eu não consigo ter fé. É como se dissesse, não consigo sentir fé.
- Mas queridos irmãos, fé não é um sentimento, é uma atitude.
- É fazer algo em direção àquilo que se quer.
- Não adianta nada você dizer que confia, mas tentar resolver no próprio braço.
- Você tem que dar um passo, tomar uma atitude, mesmo que pareça o oposto daquilo que você espera.
- Deus está dizendo nesta noite: invoca-me.
- Invoque porque Ele é todo poderoso.
- Invoque-o porque Ele faz coisas que o homem não pode fazer.
- Confie, pois Ele sabe de todas as coisas e cuida de tudo para o nosso bem.
- Nós, que O amamos somos cuidados dEle.
- Não sei o que cada um passa no seu íntimo, mas invoque-o.
- Lembre-se que Ele tem uma perspectiva maior que tudo.
QUERO LHES CONTAR A ESTÓRIA DE CINCO CEGOS E UM ELEFANTE: Colocaram um elefante em frente de três cegos e disseram-lhes: Certa vez colocaram um elefante diante de três cegos e disseram: "Toquem nele e depois digam o que é". Nenhum daqueles três homens jamais tinham tido qualquer contato com um elefante, portanto, não faziam a menor idéia de como ele era. O primeiro aproximou-se, tocou na barriga do animal e disse: "Que animal esquisito... mais se parece com um muro". O segundo homem tocou nos chifres e disse: "Muro???... para mim, mais se parece com uma lança". O terceiro ao tocar na tromba falou: "Pois, para mim, mais se parece com uma cobra!", exclamou outro, com um pouco de medo. "Bem...", disseo o quarto homem ao tocar num dos pés, "... também se parece com uma árvore". Finalmente, o último ao pegar no rabo, disse: "Que nada... se parece com um grande abanador".
- Cada um tinha uma visão limitada do Elefante.
- Cada um tocou apenas uma pequena porção e por isto não conseguiam compreender inteiramente.
- Deus quer que o conheçamos melhor. Tem muita gente limitando a grandeza de Deus.
- Olhando para uma pequena parte e jurando que sabe o que é.
- E ainda falando: Mas é só isto, eu esperava muito mais.
- Mas Deus é mais. Ainda não temos uma visão espiritual perfeita, mas podemos alcançar mais de Deus. Paulo escreveu: Porque agora vemos como por espelho, em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei plenamente, como também sou plenamente conhecido (I Co. 13.12)
Assim é também a nossa percepção de Deus: cada um de nós pensa que tem uma perfeita compreensão do seu ser, mas, Deus é grande demais para a mente de qualquer um de nós.
- Deus não tem uma visão limitada.
- Mas Ele não vê como nós
- Ele não vê só uma parte.
- Ele vê além das montanhas, além dos obstáculos além das dificuldades, além dos problemas emocionais e financeiros.
- Jó até pensava que conhecia ao Senhor. Ele tinha uma vida exemplar, mas depois de passar por lutas e dificuldades ele exclama: por isso falei do que não entendia; coisas que para mim eram demasiado maravilhosas, e que eu não conhecia (Jó 42.3).
- Deus quer se fazer conhecido de você. Embora seja grande, quer ter contigo uma relação de amizade.
- E se temos porventura nos enredado em nossos próprios erros, peçamos misericórdia e Ele, invocando-o
- Porque Ele nos diz para fazermos isto hoje à invoca-lo.
- Busca-lo.
- Ele pode transformar nosso infortúnio em bênção.
- O Deus que tudo vê tem os seu olhos em você
- Te conhece, sabe de todas as coisas.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

NOSSA ESPERANÇA


13Irmãos, não queremos que vocês sejam ignorantes quanto aos que dormem, para que não se entristeçam como os outros que não têm esperança. 14Se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, cremos também que Deus trará, mediante Jesus e com ele, aqueles que nele dormiram. 15Dizemos a vocês, pela palavra do Senhor, que nós, os que estivermos vivos, os que ficarmos até a vinda do Senhor, certamente não precederemos os que dormem. 16Pois, dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. 17Depois nós, os que estivermos vivos seremos arrebatados com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares. E assim estaremos com o Senhor para sempre. 18Consolem-se uns aos outros com essas palavras. (I Tes. 4.13-18)

- Somos pessoas chamadas a fazer a diferença.
- Não somos melhores do que ninguém, mas há em nós a presença de Deus que faz a diferença. O Espírito do Deus Vivo, Todo poderoso está em nós.
- As pessoas devem olhar para nós e ver a diferença e isto não irá acontecer por mero esforço nosso, mas sim pelo Espírito santo de Deus que em nós habita. O Apóstolo Pedro chega a no exortar quando diz: Antes, santifiquem Cristo como Senhor em seu coração. Estejam sempre preparados para responder a qualquer pessoa que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês. (I Pe 3.15).
- O que é a esperança? O dicionário Aurélio nos traz a seguinte explicação: Ato de esperar o que se deseja. Expectativa, espera. Fé, confiança em conseguir o que se deseja. Aquilo que se espera ou deseja.
O Apóstolo Paulo, em Romanos 5, nos traz uma expressão melhor: Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus. E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, E a paciência a experiência, e a experiência a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.
- Porque lhes trago esta mensagem no dia de hoje?
- Porque hoje é um bom dia para relembrarmos que temos esperança em Cristo Jesus, que breve virá buscar a sua Igreja e então devemos nos consolar com isto. (I Tes. 4.18)
- Existem horas amados, em que temos, mais do que nunca relembrar que nossa vida vai muito além daquilo que experimentamos na terra e que tudo o que estamos fazendo aqui, o fazemos para a eternidade, para uma vida sem fim ao lado de Cristo e daqueles que já partiram também e que o que fazemos nesta terra, estamos fazendo para a eternidade.
- Jesus Cristo virá, em breve buscar a sua Igreja. Consolemo-nos uns aos outros com estas palavras.
- Há uma ilustração bastante interessante acerca da esperança: Conta-se que, num lugar, havia quatro velas, todas bem acesas. Porém, a primeira, chamada Paz, disse para as outras: “Apesar da minha luz, as pessoas não conseguem me manter acesa. Acho que vou me apagar. E, lentamente, foi diminuindo, até apagar-se. A segunda vela, chamada Fé, disse: “Infelizmente, sou muito supérflua. As pessoas não querem saber de Deus. Não tem mais sentido permanecer acesa”. Ao terminar de falar, um vento passou lentamente, e a apagou. A terceira, chamada Amor, disse: “Não tenho forças para continuar acesa. As pessoas me deixam de lado, e não percebem o peso disto.Se esquecem até daqueles que estão perto e as amam”. E sem esperar, se apagou… De repente, entrou uma criança, e viu as três velas apagadas. - O que é isto? Vocês deviam queimar e estar acesas até o fim”! E, dizendo isto, começou a chorar. A quarta vela, então, falou: “Não tenha medo, menino. Enquanto eu ainda tiver fogo, podemos acender as outras velas. Eu sou a esperança”! Então, o menino pegou a quarta vela e começou a acender todas as outras. A estória termina, conclamando: Não deixemos que a esperança se apague em nós.
- Queridos, enquanto a esperança dos homens sem Cristo é a última que morre, naqueles que já tem a Cristo como seu Senhor e Salvador, ela nunca morre. Ela está viva em nós.
- Em alguns momentos de lutas e dificuldades, parece que vai se extinguir, mas a esperança de uma nova vida com Cristo permanece viva em nós. É por isso que vivemos. É por isso que cremos. É por isso que temos Jesus como o melhor em nós. O Apóstolo Pedro diz que Deus “nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança que jamais poderá perecer, macular-se ou perder o seu valor. Herança guardada nos céus para vocês”.
- Enquanto tivermos esperança em Cristo, temos a certeza de que seremos redimidos.
- E a Palavra de Deus nos diz que as aflições deste tempo presente não podem ser comparadas com a glória que nos espera nos céus (Rm 8.18).
- O dia de hoje é um dia especial para relembrarmos mais uma vez que não vivemos para este mundo, que trabalhamos para viver e não que vivemos para trabalhar, que pessoas são mais importantes que coisas, que amigos são mais importantes que negócios, que aquilo que ajuntamos na terra ficará na terra quando partirmos e que aquilo que fizermos para a eternidade, irá para a eternidade conosco e acima de tudo, que nossa vida na terra é muito breve, é quase como se fosse um pequeno ponto diante de uma linha.
- É urgente que os cristãos comecem a se dar conta de que Cristo está às portas.
- O relógio já está quase na meia noite.
- A noiva do Senhor será levada.
- Nossa esperança não é como uma vela, como na estória, que pode apagar-se, mas é personificada em Cristo, que jamais se apagará, jamais falhará, jamais morrerá!
- Independente das circunstâncias, continuemos esperando em Jesus. Renovem-se nossas forças nEle. O profeta Habacuque disse: Mesmo não florescendo a figueira, e não havendo uvas nas videiras, mesmo falhando a safra de azeitonas, não havendo produção de alimento nas lavouras, nem ovelhas no curral nem bois nos estábulos, ainda assim eu exultarei no SENHOR e me alegrarei no Deus da minha salvação. O SENHOR, o Soberano, é a minha força; ele faz os meus pés como os do cervo; faz-me andar em lugares altos. (Hb. 3.17-19)
- Igreja amada, hoje o Senhor tem para nós uma palavra de encorajamento. Creio que, apesar de nossas falhas e erros, o Senhor, ao olhar para nós desde os céus, se alegra em nós.
- Ele mesmo, o Senhor, está nos constituindo Igreja amada dEle, que irá subir para junto dEle.
- E será maravilhoso ouvir do Senhor: “Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que lhes foi preparado desde a criação do mundo” (Mt. 25.34)
- Se você tem alguma dúvida a respeito de sua salvação, hoje é um momento especial para arrancá-la de seu coração.
- Deus quer te dar esperança. Esperança na Bíblia, diferentemente do mundo, não é algo provável (provavelmente você será salvo) mas algo certo uma certeza (com certeza você será salvo).
- Como podemos ter certeza da salvação? Você já recebeu a Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador? Já se arrependeu de seus pecados? Tem a Cristo e sua obra como seu propósito de vida? Então não há o que temer, você já é um cidadão dos céus. Você já está morto para este mundo e a morte física será só uma passagem para a eternidade. Não importa se às vezes você erra, pois a Bíblia nos diz que se pecarmos temos um advogado (intercessor) junto ao Pai, Jesus Cristo (1ª João 2.1).
- Quem tem a Cristo tem a vida eterna (Pois sabemos que, tendo sido ressuscitado dos mortos, Cristo não pode morrer outra vez: a morte não tem mais domínio sobre ele. Rm. 6.9)
- Se você não tem a Cristo ou não tem certeza da sua salvação, hoje é um bom dia, pois a Bíblia nos diz que todos quantos receberam a Jesus são feitos Filhos de Deus (Jo. 1.12).
- E Deus não mente. Não é algo que está só na nossa mente, está também em nosso coração.
- Tendo a Jesus, o diabo não irá deixar de te acusar, mas você terá uma esperança, uma certeza.
- Todo o ser humano precisa desta esperança.
- O vazio do homem tem o tamanho de Deus.
- Eu estou aguardando a volta de Jesus com uma esperança viva. Vou estar com Ele para sempre.

Ei de ver meu Redentor,
Redimido junto dEle eu ei de estar!
Ei de ver meu salvador,
Os sinais dos cravos ei de contemplar

Minha esperança está no Senhor que fez os céus e a terra!!!