domingo, 29 de agosto de 2010

DE QUE LADO VOCÊ ESTÁ


Jovens da Igreja em Acampamento
ANinguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de dedicar-se a um e desprezar o outro. (Mt. 6.24a)

Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não vem do Pai, mas sim do mundo. Ora, o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus, permanece para sempre. (I Jo. 2.15-17)

Gostaria de iniciar a meditação de hoje com a Parábola da Indecisão
Havia um grande muro separando dois grandes grupos. De um lado do muro estavam Deus, os anjos e os servos leais de Deus. Do outro lado do muro estavam Satanás, seus demônios e todos os humanos que não servem a Deus. E em cima do muro havia um jovem indeciso, que havia sido criado num lar cristão, mas que agora estava em dúvida se continuaria servindo a Deus ou se deveria aproveitar um pouco os prazeres do mundo. O jovem indeciso observou que o grupo do lado de Deus chamava e gritava sem parar para ele:
-Ei, desce do muro agora...Vem pra cá!!!!
Já o grupo de Satanás não gritava e nem dizia nada. Essa situação continuou por um tempo, até que o jovem indeciso resolveu perguntar a Satanás:
-O grupo do lado de Deus fica o tempo todo me chamando para descer e ficar do lado deles. Por que você e seu grupo não me chamam e nem dizem nada para me convencer a descer para o lado de vocês?
Grande foi a surpresa do jovem quando Satanás respondeu:
-É porque o muro é meu!!!

- Queridos irmãos, como em toda a história do cristianismo, não há meio termo para Deus.
- Quem não decidiu seguir a Deus então, está seguindo a Satanás.
- Não existe meio termo.
- Me perdoem até mesmo pelas palavras, às vezes mais duras, que serão usadas nesta mensagem, mas é fundamental que eu e você possamos estar nos dando conta daquilo que acontece ao nosso redor.
- Esta é uma verdade fundamental das escritura e que se manifesta nos dias de hoje.
- E a Bíblia está cheia desta verdade.

1. A Igreja de Laodicéia
Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; oxalá foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és quente nem frio, vomitar-te-ei da minha boca. (Ap. 3.15-16)
- Neste final de semana o pregador falou sobre esta Igreja e sobre ser morno.
- Antigamente, a água da cidade vinha via aquedutos das fontes termais ao sul da cidade. Até chegar em Laodicéia, a água ficava morna. A qualidade dela não era boa, e a cidade ganhou a reputação de ter água não potável. Ao engolir esta água, muitas pessoas vomitavam. Semelhantemente, Jesus sentiu vontade de vomitar de sua boca a igreja de Laodicéia. As águas termais de Hierápolis ajudavam no tratamento de alguns problemas de saúde. As águas frias de Colossos eram boas para beber. Mas as águas mornas de Laodicéia basicamente não serviam para nada; só davam ânsia de vômito!
- A Igreja aqui estava num meio termo, não sabia direito para que servia
- Achava que pelo fato de ter abundância de bens materiais, já não precisava de mais nada.
- Mas ninguém a auto-suficiente.
- A abundância muitas vezes leva ao esfriamento espiritual.
- Mat 24.12 diz que “por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará”.
- Você está quente hoje, o Espírito de Deus está em você, mas você vai deixando seu amor esfriar.
- Acrescentando o frio ao quente, irá ficar morno.
- E Deus abomina a mornidão.
- Ficando morno você vai deixando as coisas do mundo terem mais importância na sua vida.
- Então as coisas espirituais já não são tão certas para você como eram antes.
- Aquela expressão de Hebreus 11 à a fé é a firme certeza das coisas que não se vêem e a prova daquilo que se espera já não é tão segura.
- Começa a indecisão
- Deus detesta a indecisão.
- Laodicéia não era idólatra
- Que nossa oração seja nesta noite: SENHOR, NÃO NOS DEIXE SERMOS COMO ERA LAODICÉIA

2. Josué e seu povo
- Outro exemplo marcante de decisão foi o caso de Josué
- Josué, após a morte de Moisés, foi escolhido para liderar o povo até a terra prometida.
- Ocorre, porém, que o povo também andava indeciso.
- No 40 anos, andando pelo deserto, cometeram inúmeras barbaridades.
- Apesar de terem um nuvem protegendo-os do sol durante o dia e uma coluna de fogo à noite.
- Apesar de verem o mar abrir, apesar de verem a água sair da rocha.
- Apesar de verem a terra se abrir e engolir os idólatras.
- Apesar de serem alimentados com maná e codornizes.
- Eles ainda apresentavam sintomas de indecisão.
- Então Josué lhes dá um ultimato: E eu vos dei uma terra em que não trabalhastes, e cidades que não edificastes, e habitais nelas; e comeis de vinhas e de olivais que não plantastes. Agora, pois, temei ao Senhor, e servi-o com sinceridade e com verdade; deitai fora os deuses a que serviram vossos pais dalém do Rio, e no Egito, e servi ao Senhor.Mas, se vos parece mal o servirdes ao Senhor, escolhei hoje a quem haveis de servir; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do Rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais. Porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor. (Josué 1.13-15)
- Nos dias de hoje, Deus continua fazendo coisas grandiosas.
- E aqui vai um alerta para todos vocês queridos irmãos
- “A manifestação do poder de Deus não sinal de que Deus está aprovando o que se faz”
- Vejo coisas na televisão nos dias de hoje que me deixam de cabelo em pé (comentar)
- Você deve buscar a Deus e sua presença por o que Ele é e não pelo que Ele pode fazer.
- Existem igrejas cheias de pessoas que só buscam a Deus pelo que Ele pode fazer
- Mas o desafio hoje é diferente.
- Deus pode fazer qualquer coisa. Nada é impossível para Ele, mas o que Deus quer é o seu coração
- Em Provérbios 23.26 está um pedido tão lindo da parte do Senhor: Filho meu, dá-me o teu coração; e deleitem-se os teus olhos nos meus caminhos.

3. Judas Iscariotes
- temos em Judas um dos maiores exemplo de decepção na Bíblia Sagrada.
- Ele foi chamado exatamente como os outros.
- Tinha exatamente as mesmas oportunidades que os outros.
- Ouviu a palavra diretamente da boca do mestre (e nesta noite você esta ouvindo pelo Espírito. Amém!)
- No entanto seu coração não estava com o Mestre.
- Em João 12.4, quando Maria vem ungir os pés de Jesus, nós percebemos que Judas não estava com o coração no Mestre è Ele diz: Por que não se vendeu este bálsamo por trezentos denários e não se deu aos pobres? Ora, ele disse isto, não porque tivesse cuidado dos pobres, mas porque era ladrão e, tendo a bolsa, subtraía o que nela se lançava.
- Amados, nosso coração não deve estar nas riquezas deste mundo.
- Porque ninguém pode servir a dois senhores.
- No avivamento do Pais de Gales, ocorrido por volta de 1908, os bares e boates daquele pais fecharam quase todos porque seus donos se convertiam e perceberam que vender bebida e prostituição desagradava a Deus.
- Como está o seu coração
- Porque onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração (Mt. 6.21).

HÁ UM SÓ DEUS A QUEM PODEMOS SERVIR

terça-feira, 24 de agosto de 2010

VIVER COM POUCO, VIVER ETERNAMENTE!

Me surpreende às vezes como algumas pessoas tem uma capacidade tão grande de viver com tão pouco. Viajando ao Vale do Ribeira, no Sul do Estado de São Paulo, contemplando paisagens extremamente pobres em todos os sentidos: terras pouco produtivas, sem fertilidade aparente, casas pobres, pessoas sem automóveis, ruas da cidade com muita sujeira; em meio a isto tudo, encontrei pessoas como o seu Pedro ou o Nelson que disseram: “aprendi a viver com pouco”, seu Pedro disse ainda mais: “se tenho pouco, gasto pouco, se tenho mais, gasto um pouco mais”. Ficou em minha mente a pergunta, será que sei viver com pouco? O Apóstolo Paulo disse que sabia, quando encerrou dizendo “tudo posso naquele que me fortalece”. Num outro momento ele diz: “Sejam meus imitadores como eu sou de Cristo”.


Penso que é urgente que nós, cristãos da atualidade aprendamos cada vez mais a viver com pouco. Se estivermos correndo em direção contrária ao mundo, é urgente que seja assim. Infelizmente nosso mundo capitalista tem tentando embutir em nossa mente o seu consumismo e, infelizmente muitos cristãos tem seguido esta tendência. Sem querer desrespeitar alguns editores evangélicos, temos em nosso meio hoje uma revista intitulada “Consumidor Cristão” e pasmem, tem até Telemarketing evangélico apresentando propostas “irresistíveis” aos consumidores.

Nosso maior exemplo, Jesus Cristo, muitas vezes não tinha onde reclinar a cabeça. O Papa mora num palácio romano e inúmeros pastores, principalmente alguns neopentecostais desfilam em seus carrões e moram em verdadeiras mansões que deixariam o Mestre sem saber como agir. Há, porém, um remanescente fiel, que não confunde obra missionária com obra mercenária, há pregadores que fazem a obra por amor à Deus e ao seu Reino que virá. Precisamos urgentemente aprender algumas coisas com o Nelson ou o seu Pedro, principalmente o viver com pouco, para que possamos lhes apresentar um Jesus que, como eles viveu com pouco, mas pagou o maior preço para que eles, e nós, pudéssemos um dia desfrutar de todas as bênçãos num lugar cheio de paz, onde não haverá comércio, mas muita riqueza, onde não será preciso comprar nem vender, mas haverá de tudo o que for necessário. O mundo aqui não vai mudar, mas aqueles que tiverem a Cristo, já estão praticamente de mudança para este novo lugar, onde o pouco já é muito mais que suficiente. Que Deus abençoe sua vida, querido leitor.

Há Um Lugar

Heloísa Rosa

Há um lugar de descanso em ti

Há um lugar de refrigério em ti

Há um lugar onde a verdade reina, esse lugar é no Senhor



Há um lugar onde as pessoas não me influenciam

Há um lugar onde eu ouço teu Espírito

Há um lugar de vitória em meio à guerra, esse lugar é no Senhor



Esse lugar é no senhor

Há um lugar onde a inconstância não me domina

Há um lugar onde minha fé é fortalecida

Há um lugar onde a paz é quem governa, esse lugar é no Senhor



Há um lugar onde os sonhos não se abortam

Há um lugar onde o temor não me enrijece

Há um lugar que quando se perde é que se ganha, esse lugar é no Senhor



Jesus!

És tudo o que eu preciso, Jesus!

Eu te preciso

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria. (90.12)


15Quanto ao homem, os seus dias são como a relva; como a flor do campo, assim ele floresce; 16pois, soprando nela o vento, desaparece; e não conhecerá, daí em diante, o seu lugar. 17Mas a misericórdia do SENHOR é de eternidade a eternidade, sobre os que o temem, e a sua justiça, sobre os filhos dos filhos. (Sl. 103.15-17)

• Imagine-se com uma conta corrente num banco onde, cada manhã, você acorda com um saldo de 86.400 segundos, nada sendo possível transferir para o dia seguinte.
• Ao final de cada dia, seu saldo é zerado, mesmo que você por uma hipótese absurda, não tenha conseguido gastar aquele momento durante o decorrer das vinte e quatro horas últimas. Todos nós somos clientes especiais deste banco. Um banco que trabalha com o tempo. Todas as manhãs sua conta é reiniciada, e todas as noites e sobras do dia vivenciado se evaporam. Não há retorno.
• Você precisa gastar, vivendo no presente, o seu depósito diário. Invista, então, no que for melhor! Não dá pra guardar tempo pra outro dia!

O que temos feito com nosso tempo???
Onde temos investido o nosso tempo???

É interessante ainda que o tempo têm unidades que são relativas, o tempo é relativo.
Para você perceber o valor de UM ANO, pergunte a um estudante que repetiu a série e perdeu o ano inteiro. Para aquilatar o valor de UM MÊS, indague de uma mãe que teve o seu bebê prematuramente nascido. Para avaliar o valor de UMA SEMANA, pergunte a um editor de jornal. Para você entender o significado de UMA HORA, pergunte aos namorados que estão ansiosos por um encontro. Para você perceber o valor de UM MINUTO, pergunte a um passageiro que perdeu um ônibus. Para você compreender o valor de UM SEGUNDO, entreviste um pedestre que conseguiu evitar um acidente.E para você dimensionar bem o valor de UM MILISSEGUNDO pergunte a um atleta que recebeu a medalha de prata numa Olimpíada.

Valorize cada momento que você tem!
O tempo não espera por ninguém. O ontem é história. O amanhã é um mistério. O hoje é uma dádiva. E é por isso que ele é chamado de Presente.

A Bíblia fala muito sobre o tempo do homem.
E é bastante clara quando ressalta da brevidade de nossos dias.
E também quando fala a respeito do tempo para o homem. Ela nos mostra que
1. O Tempo é breve.
2. Há tempo para tudo.
3. O tempo é uma referência importante para o homem, não para Deus.
4. O tempo um dia irá cessar – Chegará o tempo de Jesus voltar.
5. Devemos aproveitar o dia.

Sobre isto queremos meditar hoje:
1. O tempo é breve
Os versículos do início desta meditação nos mostram isto claramente
Quanto ao homem, os seus dias são como a relva; como a flor do campo, assim ele floresce (Sl. 103.15).
O tempo passou a ser uma referência importante para o homem a partir do pecado.
Nós fomos criados para viver infinitamente.
Mas o pecado tirou isto de nós e nos deu uma sensação de finitude, de final. de fim. É como se nossa vida um dia terminasse como num filme com um “The End” no fim da tela.
E a maior parte das pessoas então não sabe o que vai acontecer.
No Gênesis, após a torre de Babel, Deus definitivamente abreviou os dias do homem para no máximo 120 anos.
Você não pode acrescentar um único dia à sua existência na terra.
Hoje é o dia da decisão. Aqueles que não tem a Cristo precisam dEle hoje. Aqueles que estão fora dos planos de Deus precisam voltar agora, porque o depois ninguém sabe, a não ser o Senhor.

2. Há tempo para tudo
Eclesiastes nos fala disso: Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu: 2há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou; 3tempo de matar e tempo de curar; tempo de derribar e tempo de edificar; 4tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de saltar de alegria; 5tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar e tempo de afastar-se de abraçar; 6tempo de buscar e tempo de perder; tempo de guardar e tempo de deitar fora; 7tempo de rasgar e tempo de coser; tempo de estar calado e tempo de falar; 8tempo de amar e tempo de aborrecer; tempo de guerra e tempo de paz.
- Para alguém receber a Cristo, o tempo é agora. Para abandonar o pecado, o tempo é agora. Para fazer a vontade de Deus, o tempo é agora.
- Mas para outras coisas na nossa vida, há um tempo determinado.
- Nosso Deus é um Deus que está no controle de todas as coisas, inclusive no tempo de passarmos por dificuldades e no tempo de comemorarmos a vitória.
- O grande problema da maior parte dos crentes é não entender isto.
- É como se duvidássemos que Deus está no controle.
- E aí fazemos coisas que não valem a pena: Valeu a pena ter brigado? Talvez por uma vaga no estacionamento, talvez por um lugar à fila do banco; talvez por uma divergência de opinião; talvez por uma palavra mal falada com o marido ou a mulher; talvez por um conselho não aceito pelo filho. Quantas vezes brigamos durante o dia e quando a ira esfria nós dizemos: “não precisava ter sido desse jeito”. Valeu a pena ter exagerado? Combinamos de fazer um regime e exageramos no jantar. Tencionamos não gastar tempo na tv e, quando vimos, já gastamos uma hora. Combinamos de ler a bíblia e orar, buscar a presença de Deus e agora acordamos para o fato de que nada, absolutamente nada mudou.
- Há tempo para tudo e certamente o tempo de tua vitória está chegando.

3. O tempo é uma referência importante para o homem, não para Deus
- Nós temos uma data de nascimento, Deus não. Nós temos um tempo limitado, Deus não. Nós não sabemos o que irá acontecer daqui a pouco mais, Deus sabe. Nós não somo Deus, Ele é e sabe de todas as coisas.
...tendo em conta, antes de tudo, que, nos últimos dias, virão escarnecedores com os seus escárnios, andando segundo as próprias paixões 4e dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? Porque, desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação. 5Porque, deliberadamente, esquecem que, de longo tempo, houve céus bem como terra, a qual surgiu da água e através da água pela palavra de Deus, 6pela qual veio a perecer o mundo daquele tempo, afogado em água. 7Ora, os céus que agora existem e a terra, pela mesma palavra, têm sido entesourados para fogo, estando reservados para o Dia do Juízo e destruição dos homens ímpios. 8Há, todavia, uma coisa, amados, que não deveis esquecer: que, para o Senhor, um dia é como mil anos, e mil anos, como um dia. 9Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento. (II Pe. 3.3-9).
- A gente não pode agir como se Jesus não voltasse.
- Temos que estar sempre preparados. Deus não retarda a sua promessa.

4. O tempo um dia irá cessar.
Irmãos, relativamente aos tempos e às épocas, não há necessidade de que eu vos escreva; pois vós mesmos estais inteirados com precisão de que o dia do Senhor vem como ladrão de noite. (I Tes. 5.1).
Como eu disse antes, um dia não dará mais tempo.
Naquele momento final, se você estiver às portas da morte verá o que de fato valeu a pena.
E verá quanto tempo você desperdiçou.
Hoje pode parecer uma bobagem, mas naquele dia, talvez você até se lembre das palavras que eu estou falando hoje.
Esteja preparado: Se o pai de família soubesse a que hora viria o ladrão, vigiaria e não deixaria que fosse arrombada a sua casa. Por isso ficai também vós apercebidos; porque, à hora em que não cuidais, o Filho do homem virá. (Mt. 24:43-44)
Por isso é tão importante fazermos a vontade de Deus. Então aproveite o dia.

5. Aproveite seu dia, gaste-o naquilo que vale a pena
Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria. (Sl. 90.12)
- Nada melhor que a satisfação de um dia bem gasto.
- O que é um dia bem gasto?
- É um dia em que você pode cumprir o propósito para o qual foi criado! Seu propósito é glorificar a Deus!

Aproveite o seu dia - Carpe, carpe diem...