domingo, 25 de outubro de 2009

A VOLTA DE JESUS


Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. 14Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele. 15 Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. 16 Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. 17 Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. 18 Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.
 Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir (At. 1:11)
Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do homem. (Mt. 24.27)
Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos. (Mc. 13.6)
Portanto, assim te farei, ó Israel! E porque isso te farei, prepara-te, ó Israel, para te encontrares com o teu Deus (Amós 4.12)



-        A volta de Jesus Cristo é algo que não podemos deixar de enfatizar.
-        Prego esta Palavra nesta manhã porque Nosso Senhor me permitiu ter um sonho com este acontecimento tão importante da Volta do Senhor.
-        Na verdade, este não é o primeiro sonho que tenho, não esqueço que antes de conhecer ao Senhor, mesmo sem saber que Ele voltaria um dia, tive um sonho em que Ele havia voltado e acordei com muito medo.
-        Mas esta noite tive um novo sonho que me acordou muito perturbado, pois neste sonho me foi permitido ver que precedendo a volta de Cristo haverá muito engano e muitos serão enredados pelo engano que virá.
-        Penso que a estratégia de satanás para estes dias será enviar um Espírito de engano para tirar muitos do foco do Senhor Jesus.
-        Os textos que lemos acima nos dão algumas certezas:

A primeira delas é que Jesus voltará
-        Se cremos na Bíblia como imútavel palavra de Deus, então temos que ter esta certeza em mente: “Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir” (At. 1.11b)
-        A grande estratégia do reino do mal é fazer com que pensemos que isto não irá acontecer. O apóstolo Pedro já faz este alerta quando diz que nos últimos tempos apareceriam zombadores dizendo: “Onde está a promessa da sua vinda? porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação” (2 Pe. 3.4)
-        Amados irmãos, Jesus voltará com toda a certeza. Não deixe que sua mente racional tente lhe dizer o contrário, mas aceite esta Palavra em sua vida.

A vinda dEle será repentina
-        “...assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do homem”.
-        As pessoas serão pegas de surpresa, quando menos esperarem, já aconteceu
-        Não vai dar tempo de acertar as coisas, não vai dar tempo de avisar seus parentes, não vai dar tempo de evangelizar mais alguém.
-        A Bíblia diz que estarão “dois no campo, será levado um, e deixado o outro; Estando duas moendo no moinho, será levada uma, e deixada outra” (Mt. 24.40-41)

O terceiro aspecto é que muitos serão enganados
-        Como já dissemos acima, pessoas virão e dirão que a promessa da vinda dEle é balela, que já se passou muito tempo e isto não aconteceu, e isto não acontecerá agora
-        Dirão que isto é só mais uma lenda
-        Aliás, vocês já perceberam como a mídia tenta nos enganar e ludibriar sutilmente. Há alguns dias estava assistindo televisão e o repórter disse: “a lenda do dilúvio”.
-        Mas nos dias que precedem a volta de Jesus, surgirão outras “teologias” tentando tirar o foco da pessoa de Cristo.
-        Se nós formos à algumas neo-igrejas veremos que muito poucas pessoas conhecem detalhes sobre a volta de Jesus. Sabem citar versículos de cor como “Tudo posso naquele que me fortalece” ou “maior o que está em mim do que aquele que está no mundo”, mas ignoram a volta de Jesus como algo que temos que estar preparados.
-        A Teologia da prosperidade também tem tirado o foco de muitos. Creio que nestes últimos dias Deus abençoará a sua Igreja para que possamos nos expandir, o problema é que tá cheio de cristão com a visão simplesmente nas riquezas deste mundo quando Jesus mesmo disse: “Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração” Mt. 6.19-21.
-        Quando perdemos o foco em Cristo e na sua volta, então estamos nos enganando mesmo.
-        Irmãos, o conhecimento bíblico é algo fundamental e é a única forma de não sermos enganados.
-        Não podemos viver um cristianismo sem conhecer a Bíblia
-        É a única forma de não sermos enganados
-        Porque amados irmãos, antes da volta de Jesus surgirão falsos Cristos. O Inri Cristo será fichinha diante destes outros enganadores e quem não conhecer a Bíblia poderá ser enganado. As diferenças serão sutis.
-        A Bíblia nos diz isto com clareza em 1 Tim. 4.1: “Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios
-        Não pense que você já sabe tudo. Eu acordei sobressaltado com o sonho que tive, pois tratava exatamente sobre espíritos enganadores, tentando afastar-me da verdadeira doutrina.
-        Como você poderá conhecer que é verdadeiramente Jesus que está voltando? Conhecendo a Palavra de Deus, por exemplo: Porque já muitos enganadores entraram no mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em carne. Este tal é o enganador e o anticristo (2 Jo. 1.7)
-        O diabo não se apresenta como um sujeito feio, de rabo comprido, cheio de escamas, saindo ranho do nariz e cheirando mal. Ele irá se apresentar com boa aparência, falando mansinho e atraindo muitos para si
-        Aprenda a distinguir o verdadeiro e o falso. É urgente que você faça isto.
-        Porque muitos virão em meu nome (diz o Senhor) e enganarão a muitos

Finalmente, devemos estar preparados
-        Prepara-te, pois, para te encontrares com o Senhor Teu Deus
-        Não adianta nada você saber que Jesus irá voltar um dia, que a volta dEle será repentina e que muitos serão enganados, se não estiver preparado para a sua volta.
-        É como aquele cântico que diz: “meu amigo hoje tu tens a escolha, vida ou morte, qual vais aceitar, amanhã pode ser muito tarde, hoje Cristo te quer libertar”.
-        O salmista pergunta: Senhor quem entrará no teu santuário? E a resposta é “Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente, Este receberá a bênção do SENHOR e a justiça do Deus da sua salvação” Sl. 24:3-5
-        O espírito de engano tem operado no meio da igreja do Senhor Jesus de uma forma tremenda, minimizando o pecado, fazendo com que o pecado tenha pouca importância no contexto de viver cristão.
-        Mas meus amados irmãos, tenho que vos dizer: se vivermos uma vida sem dar importância ao pecado, então nosso destino será a perdição eterna.
-        Nosso viver deve ser santo, nosso proceder deve ser de acordo com o proceder de alguém que vai morar no céu. Se você quiser fazer uma boa oração, peça ao Senhor que te mostre em todos os momentos aquilo que o desagrada.
-        Como está o teu coração? Você tem dúvidas a respeito de sua salvação? Se Jesus voltar hoje?
-        Que o Senhor nos ensine a termos Santidade.


JESUS EM BREVE VOLTARÁ

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

O MAIS BELO CONVITE DE TODOS


 Texto : Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. (Mt. 11:28)

Amados Irmãos, Graça e Paz da parte de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo! Este é um tempo festivo, separado para glorificarmos ao Senhor e para O adorarmos. Também anunciarmos que é tempo de se voltar para Deus enquanto é tempo, pois Ele está sempre de braços abertos esperando a todo homem, mulher, jovem e criança que está cansado de uma vida em que não consegue encontrar sentido. Desta forma, não poderíamos deixar de falar do mais belo convite de todos os tempos: “Vinde a mim”!
Hoje quero, com a graça de Deus, falar-lhes o que isto significa, como isto mudou a vida de muitos antes de nós e como isto pode mudar a sua vida.

Gostaria de faze-los compreender em primeiro lugar que ir a Cristo dará salvação para suas almas, e que Jesus, além de salvar, também lhes oferece uma vida de paz interior e ajuda o cristão a carregar seus fardos e a enfrentar suas lutas diárias. Fazer entender que a vida cristã não é isenta de lutas e desafios, mas que ao lado de Jesus, com a ajuda do Espírito Santo, estes são mais facilmente vencidos.

Queridos irmãos, Porque é importante compreendermos o que significa ir a Cristo?
É importante compreendermos com exatidão o que isto significa, pois em dias como os de hoje, em que tantos modismos estão se difundindo pela sociedade, onde inclusive o “gospel” tem virado moda e o cristianismo já não é mais conhecido pelo sacrifício, mas sim como um alegre movimento que muitas vezes imita o mundo e onde se esquece que muitos irmãos antes de nós deram a vida por esta causa, se perdeu o verdadeiro significado do que isto significa.


1. Para ir a Cristo foi necessário um grande sacrifício 
Quando Jesus disse: “vinde a mim”, Ele sabia do preço que teria que pagar na cruz, derramando seu sangue para que pudéssemos ir a Ele. Jesus, sendo Filho de Deus, tinha consciência de sua missão na terra, de que padeceria, sofreria humilhações, seria chicoteado, cuspido, carregaria a cruz e finalmente morreria em prol da humanidade. Mas da mesma forma que sabia destas coisas, também sabia que venceria, que derrotaria a morte e tendo feito isto levaria sobre si as nossas dores e pelas suas pisaduras seríamos sarados. Desta forma pôde afirmar convictamente a expressão “vinde a mim” pois o sacrifício que estava fazendo, tomando a forma de homem e morrendo a morte que cada um deveria morrer garantiria que aqueles que fossem a Ele não mais precisariam pagar o preço do pesado fardo do pecado, pois este seria pago.
Infelizmente deixamos muitas vezes de nos lembrar do tão grande sacrifício feito por Jesus, mesmo assim Ele continua nos dizendo para irmos a Ele. O sacrifício de Jesus em nosso favor, em favor do homem perdido é por demais precioso, por isso Jesus merece que nos entreguemos completamente a Ele.
Não bastasse somente isso, temos também o sacrifício de muitos irmãos, que padeceram as mais terríveis dificuldades para perpetuar a palavra de que indo a Jesus encontraríamos descanso para nossas almas.
Durante dois mil anos quantos morreram por esta causa, sendo, ao lado do Espírito Santo, guardiões da Palavra de Deus. Homens famosos e anônimos trabalharam por esta causa, tendo em todo tempo a certeza de que aquilo que estava por vir recompensava o que estavam passando.


2. Ir a Cristo significa negarmos este mundo
Quando Jesus disse para irmos a Ele, conhecia nossos corações. Ele viveu como homem entre nós, conhecendo nossas paixões, nossas lutas, nossas tentações e por amor a nós, nos deixou um conselho precioso por intermédio do Apóstolo João: “Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele” (1ª João 2:15).
Ele, por conhecer nossa natureza e por saber da natureza do mundo, sabe que ninguém pode servir ao mundo e a Deus, pois o mundo jaz no maligno (I João 5.19 à Sabemos que somos de Deus, e que o mundo inteiro jaz no Maligno) e aqueles que quiserem estar em Cristo, desta forma, não podem estar no mundo.
Não se trata simplesmente de regra desprendida de sentido, mas sim de uma atitude de coração. Aqueles que amam a Deus, não amam o mundo e fazendo isto, tem acesso às benção da preciosa palavra: “eu vos aliviarei”. Afirmo-vos categoricamente que é impossível ir a Cristo sem negar o mundo.
Não se trata simplesmente de vivermos alienados daquilo que acontece ao nosso redor, mas sim de não nos contaminarmos. Antes de padecer na Cruz, Jesus orou a Deus a nosso respeito dizendo: “Não rogo que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno” (João 17:15). Indo a Cristo temos ainda esta promessa de que seremos guardados espiritualmente do maligno.


3. Indo a Cristo teremos nova vida
Jesus disse que era para ir a Ele todos os cansados e oprimidos e Ele os aliviaria. Se você muitas vezes está cansado, se sente oprimido, há uma promessa preciosa nesta palavra que lemos, se você for a Ele: Jesus o aliviará!
A medicina reconhece a Depressão como um dos males do século. A correria do dia-a-dia, o trânsito, o stress, o bombardeio de informações, a necessidade de ser o melhor em sua carreira, em seu trabalho, a competição exaustiva tem levado inúmeras pessoas a este estado de cansaço e fadiga.
Jesus, porém nos oferece a solução: “vinde a mim”.
Ele diz ainda mais: “Não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, ou pelo que haveis de beber; nem, quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário?” (Mateus 6:25). A nova vida que Jesus lhe oferece indo a Ele não é uma vida isenta de problemas, e eu os estaria enganando se dissesse que assim o seria, mas sim uma vida onde podemos, em todo tempo contar com a provisão do Senhor para nossas vidas e com as consolações e a direção do Espírito Santo para nos levarmos na direção certa, independente das circunstâncias, com paz interior, que é tão profundamente desejada nos dias de hoje.

4. Indo a Cristo teremos certeza de Salvação
A vida eterna com Cristo para o Cristão que foi a Cristo não é só uma hipótese, é uma certeza. Jesus disse: E, depois que eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos tomarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também (João 14.3).
Para aqueles que não conhecem a Jesus, a morte é uma certeza, mas o que virá depois dela é uma incógnita, por isso as circunstâncias de uma cerimônia fúnebre não cristã são tão carregadas de tristeza e de dor.
Para aqueles que conhecem o Deus da vida, porém, estas circunstâncias são tidas apenas como um breve momento de separação, pois se sabe que o ente querido que partiu com Jesus, será reencontrado em breve.
Querido irmão ou irmã, você sabe onde passará a eternidade? Você sabe para onde irá quando cessar sua respiração? A Bíblia nos adverte severamente que só existem dois caminhos, um que conduz a eternidade com Cristo, reservado àqueles que foram a Ele atendendo este chamado “vinde a mim” e outro, denominado inferno, destinado àqueles que não atenderam este convite. Diante disto fica aqui este precioso convite: venha a Cristo.
Você pode até me perguntar: como posso ter certeza? A Bíblia, que é a Palavra de Deus nos diz na carta escrita aos Hebreus, capítulo 11, verso 1 que “a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem.” Ela brota sobrenaturalmente no coração daqueles que desejam ir a Cristo. Atenda a este chamado!


5. Indo a Cristo encontraremos descanso para nossas almas
Tendo a certeza da salvação, conforme descrito acima, não haverá incerteza quanto ao dia de amanhã. Nossas almas estão então em paz. Quantas vezes você já olhou para um crente e se perguntou: qual a razão de tamanha alegria, porque parece que está sempre reluzente? Há alguma coisa de diferente e o que será? Pois eu lhe digo, todos os que vão a Cristo passam a ter o Espírito Santo habitando em seus corações e onde o Espírito está, aí há alegria.
Não há então necessidade de buscar outras coisas para preencher o coração, pois o mesmo Espírito sabe de todas as nossas necessidades e nos preenche completamente, dando-nos a paz, o descanso que precisamos. Não se trata de um descanso do corpo, mas sim um descanso de alma. Indo a Cristo passamos a ser filhos de Deus verdadeiramente.
Como é maravilhoso saber que temos um Pai que está no controle de todas as coisas. Que não permitirá que carreguemos um fardo maior que nossas forças podem suportar. Ele mesmo diz na seqüência do versículo que lemos: “Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas”. Ele nos propõe aqui que deixemos nossos fardos nas suas mão e o troquemos pelo seu, que não é pesado, mas sim agradável de se levar. Oh! Que maravilhoso convite este.



Conclusão

Certamente este é o mais maravilhoso convite de todos os tempos, feito especialmente para cada um de nós. Ele tem o seu, o meu, nome individualmente escrito. Para que ele pudesse ser feito, foi necessário um grande sacrifício, Jesus teve que derramar seu sangue na cruz, por isso ele não pode ser desprezado. É necessário que neguemos o mundo atendendo este convite, pois assim fazendo não precisaremos mais das coisas que o mundo oferece para termos paz interior. Nova vida temos em Cristo Jesus, alegria verdadeira, você já experimentou isto? Sem remorso nem dor, sem sentimento de culpa! Venha a Cristo e terás certeza de onde irás passar a eternidade.

Você pode até pensar: sou muito pecador para isto, mas posso garantir que aqueles que forem a Cristo, de modo algum Ele rejeitará, mas receberá integralmente, como estás. Hoje é o tempo de ir a Ele, hoje é o dia, não importa como esteja. Se você for a Ele, haverá grande festa no céu e Jesus está esperando de braços abertos. Em Jesus, com toda certeza encontrarás descanso para sua alma. NEle você ainda viverá e certamente ainda terá problemas, mas tem garantida a vitória. Suas incertezas para o dia de amanhã serão aos poucos dissipadas. Atenda a este convite tão precioso que só o Filho de Deus poderia fazer: “vinde a mim”.

domingo, 4 de outubro de 2009

A NOVA VIDA DO CRENTE


João 3

* Nicodemos era mestre
* Nicodemos queria saber mais acerca de Deus
* O Crente nunca deve pensar que sabe tudo

CARACTERÍSTICAS DE QUEM É NASCIDO DE NOVO

1) NÃO VIVE NA PRÁTICA DO PECADO

"Qualquer que é nascido de novo não vive na prática do pecado, porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar" (I João 3:9)
"A pessoa que nasceu na família de Deus não faz do pecado um costume, porque agora a vida de Deus está nela, e portanto não pode continuar pecando, pois esta nova vida nasceu dentro dela e a domina - ela nasceu de novo" (BLH)

* O crente quer agradar a Deus (quem ama o quer)
* Não peca por hábito
* Pecado é igual a transgressão = desobediência
* O crente sabe que:
"Quem está em Cristo, nova criatura é, as coisas velhas passaram, tudo se fez novo" (II Coríntios 5:7)
* Se peca, logo quer confessar, pois Deus é fiel e justo para nos perdoar de todos os pecados (I João 1:9)

2) QUEM É NASCIDO DE NOVO CRÊ EM JESUS COMO FILHO DE DEUS
"Se você crê que Jeus é Cristo - que Ele é o Filho de Deus, e o seu salvador - então você é filho de Deus. E todos os que amam ao Pai, amam também seus filhos" (I João 5:1 BLH)
"Todo aquele que crê que Jesus Cristo é Filho de Deus é filho de Deus"

* O crente crê em Jesus e na sua obra
* Crê que Jesus é o único caminho (JOão 14:6)
* Não se limita a conhecer sobre Jesus, mas quer conhecer a Jesus (viver a sua vida = transformação)

3) PRATICA A JUSTIÇA
"Visto que sabemos que Deus sempre é bom e só faz o bem, podemos corretamente supor que aqueles que fazem o bem são seus filhos" (I João 2:29)
* Não podemos ser totalmente justos sem o Espírito Santo
* Não temos como praticar a justiça, pois ela é manifesta nos nossos corações primeiramente e depois nos nossos atos (O coração do homem considera o seu caminho, mas o senhor lhe dirige os passos - Provérbios 16:9)
* Praticar a justiça = dependência de Deus
* Não esquecer da justiça de Deus - de dar a Deus o que pertence a Ele.

4) AMA A SEUS IRMÃOS E A TODOS
"Amados, vamos amar uns aos outros, pois o amor vem de Deus e todo o que ama é nascido de Deus. Quem não ama, não conhece a Deus pois Deus é amor" (I João 4:7-8)
VER I JOão 5:1
* O crente ama seus inimigos inclusive, mas pelos seus irmãos deve ter um amor todo especial.
Independe: raça
personalidade
família

5) VENCE O MUNDO
"Pois todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé" (I João 5:4)
* Contrariar o mundo
* Tomar posse da bênção
* Ser mais que vencedor (Filipenses 4)
* Tomar posse dos dons
* Por isso muitas pessoas não prosperam espiritualmente e materialmente, não tomam posse.

7) PERMANECE PURO
"A religião pura e imaculada é esta: visitar os órfãos e viúvas nas tribulações e guardar-se da corrupção do mundo" (Tiago 1:27)
* Não se limitar a evitar o pecado, mas evitar tudo o que pode levar-nos a pecar
Soldado em território inimigo, devemos ser vigilantes
> Vigiai e orai, pois o diabo anda em derredor
> Temos a liberdade, tudo nos é licito, mas nem tudo nos convém
> Entrará no santuário de Deus (na sua presença) quem tem um coração puro e mão limpas
> Não pensar mal, nem impuramente
> Repreender os maus pensamentos, pois na maioria das vezes são demônios soprando coisas impuras aos nossos ouvidos
> não falar palavra torpe


SE VOCÊ NÃO NASCEU DE NOVO PODE PEDÍ-LO, POIS TUDO QUANTO PEDIRDES, DEUS VO-LO DARÁ, SE PEDIRDES COM FÉ.